Era sábado e eu de folga, decidi ficar pela capital. De tanto ouvir falar (e bem) do Pistola y Corazon, o novo mexicano do momento foi o eleito para o jantar a dois.
Situado na zona do Cais do Sodré e aberto todos os dias, o Pistola y Corazon serve almoços e jantares de terça a sexta-feira e de sábado a segunda apenas jantares. Não aceitam reservas, há uma lista de espera e fila à porta, o que torna o restaurante ainda mais especial e concorrido.
Chegámos ainda não eram 20 horas, apesar de não conhecermos o local exato, percebemos logo onde era pela fila que já se formava. Tínhamos 6 nomes à nossa frente, “esperar ou não esperar?” era essa a questão. Claro que ficámos e valeu a pena.
Ainda na rua foi-nos servido umas chips com uma salada de tomate deliciosa (oferta da casa) e ainda nos perguntaram se queríamos algo para beber, pedi uma margarita, e tal não é o meu espanto quando esta chega a mim num saco de plástico como se tivesse acabado de comprar um peixinho numa loja de animais. Adorei!!
O meu amor diz que eu tenho o “cu virado para a lua” e eu começo a acreditar que sim, pois não esperámos mais de 10 minutos por mesa. O balcão vagou e nenhum grupo, dos que estava à nossa frente, quis jantar lá, mas nós dissemos logo que sim!!
Começámos por pedir uma entrada de camarones embarazados, duas quejadillas com frijol, três tacos el patron e três tacos de carne asada. A entrada era composta por duas espetadas de camarão, em salsa roja com lima, ligeiramente picantes e muito boas. As quesadillas com um delicioso queijo derretido faziam-se acompanhar de uma pasta de feijão preto, de comer e chorar por mais!
Quanto aos tacos, o primeiro tinha a particularidade de trazer o carne separada das tortilhas, a carne era maminha black angus com salsa de arroz e tomatillo. O outro eram três tortilhas com carne de porco assado às tiras, acompanhada de pimentos e cebola. Ambos surpreendentes!
Mais surpreendente ainda, foi quando pedi talheres para poder cortar a carne, e obtive a seguinte resposta:
Bem vinda ao México! Onde a comida de rua se come com as mãos!
A minha reação? Fazer o que o empregado me disse, comer com as mãos sem qualquer vergonha ou pretensiosismo, apenas com o verdadeiro prazer de comer. E acreditem, soube muito melhor!
Por fim, como ainda não estávamos satisfeitos, pedimos mais uma dose de quesadillas, as volcones onde a massa da tortilha é frita, servida crocante, com queijo derretido, camarão e cogumelos, muito muito bom!
Importante referir que acompanhámos a refeição com um cocktail maravilhoso, te cres muy muy, com tequilla, maracujá e espuma de baunilha. Que só provando!
O espaço é muito giro, o serviço é super descontraído e a comida, nossa, a comida torna o Pistola y Corazon dos melhores mexicanos que já provei.
Achei ótima a relação qualidade preço, para aquilo que comemos e bebemos ficou em 30€ por pessoa.
Se gostam de comida mexicana, este é o local ideal.