A 3 dias do Natal – 3 sugestões de entradas para os amantes de queijo (como eu!!)

Como entradas, para a ceia de Natal, apresento-vos 3 pratos com 3 queijos diferentes:

  1. Pão recheado com queijo mozarela e linguiça;
  2. Folhados de queijo de cabra com mel e nozes;
  3. Trouxas (com massa filo) de requeijão com pêra e doce de frutos silvestres.

Processed with VSCO with a5 preset

Para o pão recheado, originalmente feito num tradicional pão alentejano, eu utilizo bolinhas pequenas, para evitar desperdício. Os ingredientes, para 3 pessoas, são: 3 bolinhas, 400 g de queijo mozarela ralado, 2 colheres de sopa de queijo creme, 1 linguiça, oregãos e pimenta a gosto. Mistura-se todos os ingredientes e recheia-se as bolinhas.

Para os folhados, utilizo a massa folhada previamente feita, em que cada pacote dá para cerca de 9 mini folhados. O queijo cabra utilizado é o chevre, acompanhado de nozes e mel. Corta-se a massa folhada em 9 quadrados, coloca-se uma rodela de queijo em cada um deles, nozes em pedaços e mel. Por fim, enrola-se a massa.

Para as trouxas, faz-se com massa filo, utilizando 4 folhas sobrepostas e pinceladas com manteiga derretida entre si. Para 5 trouxas precisa de 10 folhas de massa filo, um requeijão de 250 g, 1 pêra cortada em pedaços pequenos e doce de frutos silvestres. cada trouxa leva 1 colher de sopa de requeijão e de pêra e uma colher de chá de doce. Finaliza-se fechando a massa em formato de trouxa.

Depois de tudo pronto e com o forno pre-aquecido a 200ºC, cozo tudo numa fornada só, para economizar. No temporizador marca-se 30 minutos, o tempo do pão recheado, para os folhados são precisos 15 minutos e para as trouxas 10 minutos. Ou seja, começam os folhados com o pão, passados 15 minutos tira-se os folhados e colocam-se as trouxas (durante 10 minutos). A meio da fornada o pão recheado deve ser tapado com folha de alumínio para não queimar o topo.

Processed with VSCO with a5 presetProcessed with VSCO with a5 presetProcessed with VSCO with a5 presetProcessed with VSCO with a5 preset

O que acharam das sugestões? Espero que gostem tanto quanto eu!

Maria Lagariço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s