Já vou um pouco atrasada, mas mais vale tarde que nunca! No dia 19 de Dezembro fiz 8 anos de namoro com o meu amor (sim, 8 anos!!) e para comemorar decidimos jantar pela minha Ericeira, “onde o mar é mais azul“. E nada melhor do que jantar com vista privilegiada para o mar, no Restaurante Sul.
Este restaurante situa-se nas Furnas da Ericeira, dentro do parque de Stª Marta, e tem o peixe mais fresco que pode haver. O proprietário e chef do Sul, o “Paulinho”, é responsável pela pesca diária do peixe exposto na montra e pela sua confecção.
Eu adoro um bom peixinho grelhado, mas neste dia especial optámos por pedir um prato para dois, uma cataplana de tamboril. Como entrada comemos o famoso e delicioso casco de santola e para sobremesa, ultrapassámos todos os limites da dieta, pedimos mousse de chocolate no forno e gelado de avelã com chocolate derretido e frutos secos caramelizados.
O bom? Cataplana de tamboril, em género de caldeirada, estava recheada de batata, tomate, pimento e cebola. E o peixe era muito saboroso.
O ótimo? Recheio da santola. Todos estamos habituados a uma bom recheio de sapateira, mas depois de provar este recheio de santola, já não dá para querer outra coisa. O menos bom? As tostas que acompanhavam a santola, que não estavam crocantes como era de esperar.
Com a frescura e qualidade do produto, há uma muito boa relação qualidade-preço, sendo o valor médio por pessoa de 35€.
Com um espaço tranquilo e uma decoração mais sofisticada, na Ericeira é, sem dúvida, um restaurante a não perder!
Maria Lagariço