Eu, no mundo da cozinha, se dissesse que não adorava ter uma experiência gastronómica num restaurante com Estrela Michelin estaria a mentir! Mas não é algo que se possa fazer todos os dias nem todos os meses, tem de ser bem planeado e com uma “vaquinha” à mistura.
Para facilitar a poupança pedi ao Pai Natal uma ajuda, e os meus pais, que nunca desiludem, deram um grande inc€ntivo para que o meu desejo se concretizasse. Obrigada aos melhores do mundo!! [se não referisse isto no post, a minha mãe era capaz de me deserdar!! (risos)]
Qual o escolhido? O LOCO! Mesmo ao lado da Basílica da Estrela, este restaurante com uma estrela michelin serve apenas jantares, e não são uns jantares quaisquer.
Fiz reserva… e ao telefone a experiência já me começava a conquistar, suuuper atenciosos, explicaram o conceito mantendo todo o suspense envolvente. O ponto mais forte, neste restaurante APENAS utilizam produtos portugueses! Não é brutal?
Até à data do jantar tentei não criar qualquer expectativa. Assim o jantar foi a cada minuto uma surpresa. Escolhemos o menu degustação de 18 momentos e para acompanhar ele optou pelo wine pairing e eu pelo drink pairing 0% alcool, composto por bebidas fermentadas e sumos naturais “caseiros”.
Para manter o suspense vou partilhar convosco fotografias de cada momento do jantar e deixar na legenda apenas ingredientes chave que compunham os pratos. Preparados?

pastel de bacalhau

mexilhão e maçã

fricassé e citrinos

tainha e toucinho

pão com chouriço

presa de porco e tamarilho

ovas, alho negro e gema

ostra e malagueta

lula e carangueijo

garoupa e codium (alga)

pato, maçã, couve e batata

vaca e moscatel

couve e trevo

centeio e beterraba

abóbora, pinho e passas
Gostaram? Eu cá amei cada momento. E não ficámos por aqui. No final, a acompanhar a panóplia de petit fours, veio o melhor café que já bebi na vida. Feito à frente do cliente, à moda antiga, em balão. Excepcional!
Passadas 3 horas a viver esta experiência extremamente sensorial, ficou a certeza de que foi a melhor decisão que tomei nos últimos tempos. Inesquecível, indescritível e incrível.
Se tiverem alguma dúvida sobre o jantar ou sobre os momentos que compunham o menu não hesitem em perguntar!
Maria Lagariço