Da nossa viagem a Itália, Florença foi o único destino onde tínhamos os restaurantes mais que planeados. Fizemos os trabalhos de casa e tivemos uma amiga, que já viveu lá, que nos deu as melhores dicas (Obrigada Catarina!!).
Para começar, onde comer um bom gelado… é no Edoardo, mesmo ao lado da Duomo di Firenze, sempre com fila á porta e percebe-se porquê, os gelados são realmente divinais! Os sabores que provámos foram: canela (o melhor!!), stracciatella, noz e café.
Para uma boa pizza… é no Il Pizzaiuolo, no centro de Florença, o melhor é fazer reserva. É conhecido por ser o melhor e acreditem, não é só fama! Com a cozinha aberta, dá para ver todo o processo de cada pizza, desde o estender da massa até ao sair do forno. Pedimos uma 4 stagioni e uma diavola. Para além de ser bom, era super em conta, pagámos 25€ num jantar para dois.
Para um bom panini, e que panini (!!!)… é na All’Antico Vinaio, com 4 espaços diferentes na mesma rua, todos ao lado uns dos outros, um é restaurante e os outros três são take away. Mas não é por isso que as filas diminuem ou deixam de existir.
São muito concorridos, não só pelo panini, mas também por cada recheio, tão fresco e tão bom! Nó escolhemos o panini com tomate, mozarela e presunto, e qual é o nosso espanto quando os vemos a cortar tudo ao momento, mais fresco não há! E para melhorar, o preço… cada panini custa apenas 5€!
Por fim, onde comer comida tradicional italiana e de Florença… é na Trattoria Zà Zà, ao lado do Mercado Central é o restaurante que tem uma enorme esplanada coberta e 4 salas no interior. A decoração é pitoresca mas genial. Quanto à comida, inesquecível!! Gostámos tanto que repetimos no segundo dia… Acreditam?
O que comemos? Lasanha, risotto, o belo do naco de carne e por fim tiramisu e a melhor tarte de mel que já comi na vida!! Se abrisse um Zà Zà em Lisboa, seria o meu restaurante preferido! Até comprei o livro de receitas, para perceberem o quanto adorei.
Que estas dicas sejam tão úteis como foram para mim!
Maria Lagariço