Aquele momento (ideal!!) em que o wine bar com petiscos em lata e com o melhor histórico de sunsets da Ericeira passa para um restaurante fine dinning com um espaço de luxo e com pratos de topo.
O novo espaço Mar das Latas, encontra-se mesmo ao lado do wine bar, com um grande vidro espelhado, o seu interior é, nem sei, um sonho! Abertos todos os dias para jantares, à excepção da quarta-feira, descanso semanal.
Fomos durante a semana e apesar de ter feito reserva, tinha esperança que não houvesse nenhuma enchente como em todos os outros restaurantes da Ericeira. Enganei-me, estava cheio, somente com a nossa mesa disponível.
Nem por isso o serviço deixou de ser irrepreensível! Sendo um restaurante aberto há pouco mais de um mês, foi espantoso a forma como fluiu cada momento do jantar.
O que pedimos? Para entrada escolhemos os camarões ao alhinho e pataniscas de bacalhau à Gomes de Sá. Como pratos principais, o cherne com esmagada de batata doce e espinafres e umas plumas de porco preto com bivalves.
Começámos pelo couvert, composto por pão, broa, pasta de azeitona, azeite e manteiga de pimento assado (top, top, top!).
Sobre os camarões, amei (!!!), super tenros e super saborosos. Com bom tempero os camarões eram de alta qualidade e estavam confeccionados na perfeição. As pataniscas de bacalhau à Gomes de Sá eram simplesmente 3 nuggets de bacalhau acompanhados de maionese, ovo e pickle de cebola roxa. Sem grande surpresa, mas muito bom.
Como pratos principais, primeiro o peixe, apesar de se ter tornado um prato muito doce, pela esmagada de batata, tanto a frescura do peixe como os espinafres salteados cortavam toda essa doçura. Quanto às plumas de porco preto com bivalves, foram a surpresa da noite. As plumas que estavam no ponto, perfeitamente suculentas, vinham acompanhadas de berbigão e alface baby. A combinação ideal!
Terminámos com a perdição para a dieta do meu amor, um amendoim ao cubo. Delicioso!
Para acompanhar a refeição, o vinho foi escolhido pelo sommelier e dono do restaurante Miguel Sousa. O Beyra (18€) foi o eleito.
Relação qualidade-preço, para um fine dinning, é boa. Fica em cerca de 35€ por pessoa, com bom vinho, muito boa comida e serviço de excelência.
A cozinha já se encontra em testes para pratos novos com o objetivo de manter a carta inovadora e fresh! Se quiserem provar algo do que comi, corram!
Maria Lagariço