T3rço do Meio – nem só da mão de padeiros nasce o verdadeiro pão

O Terço do Meio é o projeto de dois cozinheiros da zona Oeste, a Joana e o André, que por necessidade profissional estudaram o pão, de fermentação lenta e natural, como manda a tradição. Criaram receitas e falharam outras quantas, com o intuito de obter o melhor resultado possível.

Ao longo do processo tentativa e erro, nos tempos livres, iam alimentado a família e os amigos, que espontaneamente deixaram de ser meros provadores, para serem clientes assíduos.

Assim nasceu o Terço do Meio que apesar do ano atribulado, mantém o foco na qualidade, na comunidade e no produto local e biológico.

O packaging

Porquê Terço do Meio?

– Foi numa visita ao fornecedor das farinhas que utilizamos, o Paulino Horta. Que este explicou o processo de moagem tradicional em mó de pedra. Ao longo da moagem, na parte do terço do meio da mó de pedra existe uma folga, que não permite que o cereal seja moído, fazendo com que o moleiro tenha de continuar o trabalho com as suas próprias mãos. Percebemos que era o nome ideal para transmitir a dedicação, paixão e qualidade que queríamos representar.

E nem só pão fazem estes cozinheiros. Para além das sete variedades de pão presentes no seu menu, existe também a possibilidade de encomendar bolachas, granola, “nutella“, manteiga de amendoim e compotas da estação. E ainda, semanalmente, têm disponível um “pão da semana”, uma especialidade diferente anunciada a poucos dias da abertura das encomendas!

Menu dos pães
Menu dos restantes produtos

Para satisfazer a minha vontade de conhecer este projeto, não olhei a meios para atingir o fim! Perdi a cabeça e cá para casa, que somos apenas dois, encomendei: um pão rústico saloio (500gr), um 9 cereais (500gr), um brioche (600gr), 4 cookies de chocolate negro e flor de sal, e o pão da semana, que era a mais cobiçada trança de canela! E ainda nos ofereceram uma mini broa de milho!

Parece muito? Não se preocupem, não se estragou nada!

A encomenda

O pão rústico, o mais tradicional, com uma crosta perfeita por fora e extremamente fofo por dentro. E o pão de 9 cereais, constituído por (fiz questão de perguntar) centeio, trigo integral, milho, sementes de linhaça, sementes de abóbora, sementes de girassol, sementes de sésamo, aveia e cevada, possuía um sabor requintado a fermentação natural e uns alvéolos que se destacavam a cada fatia.

O brioche era, literalmente, o mais alto e fofo, que mesmo antes de provar já se destacava pelo seu brilho e textura. E a trança de canela? I-na-cre-di-tá-vel! Como que um mil folhas em massa brioche, trançado e com recheio de açúcar e canela. Conseguem imaginar?

E por fim, aquilo que na verdade não tem muito que se lhe diga (achava eu!!), as cookies. Estaladiças por fora e moles por dentro, a desfazerem-se na boca, com o seu mix de doce e salgado da flor de sal. Incríveis!!

Nem só pelo sabor e pelo aspeto visual se aprecia um pão. Nos dias após a encomenda o aroma a pão ainda se fazia sentir, e que bom que é!

O brioche
A broa de milho
A trança
O 9 cereais

Como adquirir os seus produtos? Através das entregas ao domicílio tanto na Grande Lisboa, às terças-feiras, como na zona Oeste (Mafra, Ericeira, Malveira, Santa Cruz), às sextas-feiras. Ou com os cabazes do Lugar da Terra, às segundas e quintas.

De que estão à espera? Visitem o instagram do Terço do Meio e façam a vossa encomenda! Que as minhas sugestões valham a pena!

Maria Lagariço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s