Presentes deliciosamente gastronómicos #2 – Livros de gastronomia

Nem só de comer se trata a gastronomia! É preciso saber, ler e explorar tudo o que envolve a comida, a bebida e a nossa tão boa cultura gastronómica portuguesa.

Como tal, achei que uma sugestão de presentes deliciosamente gastronómicos tinha de incluir livros! E a seleção que vou sugerir tanto são livros que fazem parte da minha mini biblioteca como livros que estão na minha wishlist para investimentos futuros!

E tendo esta rubrica como principal objetivo sugerir e partilhar produtos e serviços 100% de origem portuguesa, todos os autores são obviamente portugueses!

Cozinha Tradicional Portuguesa

O livro essencial de cozinha portuguesa, tanto para amadores como para cozinheiros profissionais!

Um volume criado por Maria de Lurdes Modesto, a Diva da gastronomia portuguesa, com centenas de receitas, passadas ao longo de gerações. Os seus capítulos estão divididos por regiões portuguesas, incluindo as ilhas.

Entre Ventos e Fumos

Do chef, formador, cronista e consultor Nuno Diniz, o Entre Ventos e Fumos, foi concebido para relembrar e dar a conhecer algo que se encontra maioritariamente industrializado, a tradição do Fumeiro português!

Consiste numa recolha de enchidos e fumados, de Norte a Sul do país (e ilhas), com testemunhos reais de fabrico pequeno e familiar.

Food Styling – A Arte de Comer com os Olhos

Porque os olhos também comem…

Acabado de lançar, o livro de Barbara Tomaz, foodstylist e fotógrafa de profissão, surgiu pela necessidade de reunir todos os truques, dicas e sugestões essenciais de food styling, do empratamento até à fotografia final do prato!

O Homem que Comia Tudo

O livro ideal para um verdadeiro foodie! Ricardo Dias Felner, crítico gastronómico, jornalista e entusiasta pela cozinha, reuniu todas as suas aventuras num só espaço.

“Uma mistura de memórias pessoais com visitas a restaurantes populares, receitas e evocações culinárias maravilhosas.”

Os Mistérios do Abade de Priscos

Já se questionaram sobre a origem de algum prato ou alimento? O crítico gastronómico e cronista de história da alimentação, Fortunato da Câmara, esclarece!

Neste livro encontram-se histórias desconhecidas, curiosidades apetitosas, significados de nomes e a origem geográfica de iguarias e ingredientes que estamos habituados a degustar!

As minhas sugestões deliciosamente gastronómicas não ficam por aqui! fiquem atentos aos próximos episódios!

Maria Lagariço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s