Tasquinha do Gil – o único restaurante inserido naquela que é a aldeia, do concelho de Mafra, considerada um museu a céu aberto

A 9 km do centro de Mafra, 15 minutos de carro, encontra-se a Aldeia da Mata Pequena, considerada um museu a céu aberto por quem lá passa, brinda-nos com pouco mais de 10 casas, destinadas a Alojamento Local, de sua arquitetura tradicionalmente saloia e um restaurante bem castiço, a Tasquinha do Gil.

Ainda a evitar sair do concelho de Mafra aos fins de semana, nunca fez tanto sentido a expressão “ir para fora cá dentro”! No meio de vales, com um espaço exterior incrível e o interior acolhedor, a Tasquinha do Gil proporciona, a cada visita, uma viagem ao nosso património. Não só pela decoração, mas também pela gastronomia.

Interior da Tasquinha
A Tasquinha do Gil

A carta é composta por vários petiscos tradicionais e ideais para partilhar. Começámos por um pratinho saloio, o couvert, composto por pão e broa fatiados, um creme de queijo de cabra com pistácio, manteiga de chouriço e azeitonas.

Seguiu-se o queijo de cabra, em cama de cebola em compota e coberto de açúcar caramelizado. Perfeito para os amantes de queijo, com o ponto alto do caramelo, que nos remetia para um delicioso leite creme, ou devo dizer “queijo creme”?

Pratinho Saloio
Queijo de Cabra Caramelizado

A patanisca tinha de ser uma das nossas escolhas, esta de amêijoa à bulhão pato, tinha aparência de sonho, bem recheada de amêijoa e com um super sabor a salsa. A dose demasiado avantajada para duas pessoas.

A ronda dos salgados deu-se por terminada com um mexido de farinheira, queijo e nozes. Ovos cremosos, com os sabores fortes da farinheira e do queijo equilibrados e o crocante da noz a realçar.

A (enorme) Patanisca
O mexido de Farinheira

Apesar de muito satisfeitos, a sobremesa tornou-se impossível de resistir! Arrebatamos a refeição com um frito de banana e doce de leite, acompanhado de gelado de nata. Delicioso!! Valeu a pena o “esforço”!

A sobremesa foi acompanhada por café, mas não foi um café qualquer! O autêntico café da avó, caseiro e com canela!

O frito de banana
O café da Avó

A média de preços, para duas pessoas, ronda os 40€.

Onde? Na Aldeia da Mata Pequena, na Rua São Francisco de Assis, nº3, Igreja Nova. Quando? Habitualmente às sextas ao jantar, ao sábado ao almoço e jantar e ao domingo até as 18h. (Aconselho a confirmação de horários e reserva) Como? Com amigos, porque pelas generosas doses precisas de mais gente para partilhar!

Maria Lagariço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s